Prática que só ela, essa receita é do tipo misture tudo e leve ao forno. A única exigência é que o coco tem que ser fresco. Essa cocada fica com uma casquinha crocante e bem cremosa no centro, para comer de colher. Dicas de Rita Lobo
INGREDIENTES
2 ½ xícaras (chá) de coco fresco ralado (1 coco)
3 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga derretida
MODO DE PREPARO
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte com manteiga um refratário raso que comporte cerca de 500 ml.
Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela maior – se um estiver estragado, você não perde a receita. Junte a manteiga e misture com o batedor de arame. Adicione o açúcar, aos poucos, mexendo bem a cada adição. Acrescente o coco ralado e misture com uma espátula para incorporar.
Transfira a massa para o refratário e leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, ou até ficar bem dourada – a cocada vai ficar com uma casquinha crocante mas ainda cremosa no centro.
Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente antes de servir. Essa cocada também fica uma delícia servida gelada.
TEM QUE SER FRESCO!
O coco fresco ralado fino dá mais sabor e cremosidade para a cocada, lembra até gosto de quindim. Ralado grosso (assim como a versão ralada congelada) dá textura crocante e visual rústico, mas o creme de ovos e açúcar não absorve o sabor da fruta. Já o coco ralado seco não é indicado para essa receita, a cocada fica seca e sem sabor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário