quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

conserva de berinjelas

Comia sempre de uma rotisserie em reunião de amigos, alguém comprava porque todos gostavam. Sempre foi uma iguaria para mim e meus amigos. Finalmente me deparei com receitas que acreditei que trariam um resultado final igual ao da original. Mas gostei mais da minha versão porque usei temperos mais sequinhos no final (rs). A outra pingava nas roupas e fazia um grande estrago, a minha versão já não! (rs)





Conserva de berinjelas cruas

Esse antepasto de berinjelas  incrementa uma salada de folhas verdes, cabe em um sanduíche, é um verdadeiro quebra-galho.
Faça a conserva, guarde-a num pote com tampa na geladeira e use de acordo com sua vontade por 15 dias. No freezer ela dura 3 meses. Neste caso, distribua em pequenos potes e descongele conforme for usando.

Para fazer as berinjelas marinadas, corte 1 kilo de berinjelas média em fatias finas – mais ou menos da espessura de uma casca de banana. Depois corte-as em filetes pequenos.

Polvilhe  sal a gosto (mínimo de 2 colheres de sopa), misture bem e deixe em um escorredor com um peso por cima por 3 horas.

Lave as berinjelas em água corrente e esprema bem com o espremedor de batatas para retirar todo o líquido. Espalhe os filetes em uma tigela e regue com uma xícara de chá de vinagre branco ou vinagre de maçã.

Deixe descansar por mais 2 horas. Escorra novamente, apertando bem com o espremedor de batatas para sair o excesso de líquido e tempere a berinjela com dentes de alho picados, cebolas picadas,  folhas de louro esmigalhadas, azeitonas verdes picadinhas e orégano a gosto. Regue com azeite, mexa bem e verifique o sal.

Se desejar um gosto mais picante, acrescente pimenta calabresa em flocos.

Transfira para um pote com tampa e guarde na geladeira até o dia seguinte para os temperos se misturarem bem.


Obs -> Fiz algumas vezes e cada vez diversifico os temperos. 
Já fiz com cebola crua normal e alho espremido para os amigos.
Para mim, já fiz com cebola desidratada (acho que dura mais na geladeira), azeitona verde e orégano.
Já usei vinagre de maçã e vinagre branco. Com vinagre de maçã fica muito mais suave também.

7 comentários:

  1. Martica, eu amo essa berinjela. E faz um tempo que não faço. Boa idéia! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre amei e não sabia fazer assim, só via receitas que levassem vinho! De repente, vi várias versões dessa mesma receita e mãos a obra! Ótima p/ termos na geladeira nesses dias de calor!
      bjs p/ vc minha querida!

      Excluir
  2. Adoro esta preparação de berinjela. Adorei sua receita, bem explicada, vou tentar fazer.

    ResponderExcluir
  3. Sempre fiz essa conserva ,mas agora está mais detalhada,adorei tem gente em casa que come num potinho com colher,se passar no paõ não para mais ,so que eu ralo a beringela e o pimentão,para a sfestas vai bem

    ResponderExcluir
  4. Oi, Olga, eu adoro essa receita e comia sem saber fazer até que encontrei essa receita que se casa com aquela que eu adorava! Eu odeio ralar ... rs.... acho melhor picar como descrito na receita. Eu gosto de fazer, deixar na geladeira e colocar na salada em dias quentes!

    ResponderExcluir
  5. Dias quentes - hora de fazer de novo essa receitinha!

    ResponderExcluir