segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Florentines

Descobri essa iguaria quando era criança e a comprava numa padaria perto de casa quando ainda morava no bairro do Campo Belo! A tal padaria ainda existe, mas há muitos anos parou de fazer. Tive que aprender para poder me deliciar quando tenho vontade. Nem sempre passo o chocolate, também acho bom! Fácil e delicioso!



1/4 de xíc de frutas cristalizadas picadas grosseiramente
3/4 de xíc de amêndoas em lascas ou nozes ou castanhas do Pará
1/2 xíc de açúcar
3 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada
1/2 xícara de creme de leite
200g de chocolate meio amargo picado grosseiramente

* xícaras de chá

Misture as frutas, a amêndoa, o açúcar e a farinha. Adicione o creme de leite e misture.

Coloque porções da massa numa assadeira untada, deixando um espaço de 2 cm entre cada uma. Achate a massa com as costas de uma colher para que fique fina.

Aqueça o forno em temperatura alta e asse a massa até dourar as beiradas. Retire os biscoitos da assadeira, ponha num prato e deixe amornar.

Derreta o chocolate em banho-maria (ou no micro-ondas) e passe-o no lado liso do biscoito. Leve à geladeira e, antes de servir, faça sulcos no chocolate com a ajuda de um garfo.


Dica: você pode guardar os biscoitos sem cobertura numa lata bem fechada. No dia de servir, passe o chocolate.
Você pode usar as frutas e castanhas de sua preferência!

2 comentários:

  1. Nham, Nham.......como estou tentando fazer dieta (cof, cof).....o meu sem chocolate, por favor.....

    Eu não conhecia, devem ser deliciosos. Vou levar a receita!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro! Vale a pena fazer! Se fizer, nos conte!

    beijocas!

    ResponderExcluir