domingo, 4 de fevereiro de 2018

FUSILI COM BERINJELA, PIMENTÃO E RICOTA



Saborosa e versátil, a berinjela assada vira estrela nesse delicioso fusili com ricota e pimentão que é super reconfortante para os dias de friozinho outonal. Dica de Rita Lobo.


INGREDIENTES

1 berinjela grande
1 pimentão vermelho
4 dentes de alho
2 xícaras (chá) de fusili
200 g de ricota
¼ de xícara (chá) de azeite
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
½ xícara (chá) de folhas de manjericão
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média-alta). 

2. Lave e seque a berinjela e o pimentão. Descarte as pontas e corte a berinjela em cubos grandes. Descarte o cabo e corte o pimentão ao meio, no sentido do comprimento. Descarte as sementes e corte as metades em quatro tiras. 

3. Numa assadeira média, de preferência antiaderente, coloque a berinjela, o pimentão e os dentes de alho com casca. Regue com azeite, tempere com sal e pimenta-do-reino e misture bem. Antes de levar ao forno, arrume os pimentões com a casca virada para cima. 

4. Leve para assar por cerca de 30 minutos, ou até que a berinjela comece a dourar - na metade do tempo, retire a assadeira do forno e vire os cubos de berinjela e os dentes de alho com uma espátula, para assar por igual. O pimentão deve permanecer com a casca pra cima. 

5. Enquanto isso, leve ao fogo alto uma panela grande com água. Quando ferver, adicione 2 colheres (sopa) de sal, acrescente o fusili e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem (o macarrão deve ficar al dente). Escorra a água e volte a massa para a mesma panela. 

6. Assim que os legumes estiverem assados, espere o pimentão amornar, puxe e retire a casca com as mãos. Numa tábua, corte as tiras em cubinhos. 

7. Pressione o alho para retirar a polpa de dentro da casca, junte ao macarrão e misture bem para espalhar. Junte também a berinjela e o pimentão. Por último, adicione o vinagre, o manjericão e a ricota. Sirva a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário