domingo, 2 de agosto de 2015

Panqueca com recheio de carne moída

Um dos meu pratos favoritos é panqueca, amo de paixão com recheio tradicional de carne moída com azeitonas. Aqui tem o acréscimo de ovos também! hoje já é a segunda vez que faço essa receita, pois amei a massa e o recheio de carne moída com toque de tomate e pedaços de ovos. Delícia de prato! Quem vai encarar?


Ingredientes


1.3 copos de farinha de trigo
1 copo de leite integral
2 ovos para massa
2 ovos para o recheio
Sal a gosto
1 colher de sopa de manteiga
1 cebola pequena
1 colher de azeite
400g de carne moída (patinho)
10 azeitonas (verdes ou pretas)
3 colheres de sopa de extrato de tomate ou molho de tomate
Cebolinha a gosto
100g de queijo parmesão (ralado)


Preparo



Bata em um liquidificador o leite, a farinha, 2 ovos (guarde os outros dois para o recheio), a manteiga e 1/3 de uma colher de café de sal. Coloque o leite primeiro e só depois a farinha, isso facilita o trabalho do liquidificador. 
Deixe a massa descansar na geladeira por 30 minutos enquanto prepara o recheio.

Coloque os outros dois ovos para cozinhar em água fervente por 10 minutos. 

Pique a cebola finamente e refogue-a no azeite em uma panela média no fogo alto. Espere a cebola começar a dourar e então coloque a carne moída. Frite a carne até ficar bem soltinha, mantenha o fogo alto para evitar acumular água o que cozinharia a carne ao invés de fritar. 

Desligue o fogo, acrescente o extrato de tomate (ou molho de tomate), as azeitonas picadas e sem caroços, a cebolinha picada e os ovos cozidos também picados. 
Reserve o recheio na panela tampada.

Esquente a frigideira por alguns segundos, o ideal é preparar a massa com a frigideira não muito quente.

Despeje a massa na frigideira fora do fogo, você pode usar uma concha de feijão como medida padrão para garantir massas do mesmo tamanho. Lembre que quanto mais fina a massa mais gostosa será a panqueca, porém massas muito finas partirão com facilidade, o segredo é encontrar a espessura ideal, algo em torno de 1 a 2 mm.

Espalhe a massa por toda a frigideira com movimentos lentos. Assim que cobrir toda a superfície volte a frigideira para o fogo médio e aguarde endurecer, à medida que cozinha a cor da massa vai passando do branco ao creme. 

Passados de 20 a 30 segundos a massa estará no ponto para virar, neste ponto ela já deve estar totalmente solta da superfície da frigideira. Vire a massa com a ajuda de uma espátula e deixe assar do outro lado por mais 30 segundos. 
A massa perfeitamente assada deve ter alguns pontos marrons.

Preparadas todas as massas vamos rechear as panquecas com o recheio reservado.

Espalhe um pouco de molho de tomate, molho branco, molho ao sugo ou mesmo um extrato de tomate diluído em água sobre as panquecas já recheadas e cubra com queijo parmesão ralado. 

Leve-as apenas para gratinar no forno até que o queijo esteja derretido.

Você pode variar o recheio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário