sábado, 24 de novembro de 2012

Escondidinho de Abóbora com Proteína de Soja

Eu tinha uma abóbora japonesa em casa, em cubos, que precisava ser feita. Fiquei pensando nas alternativas e resolvi fazer um escondidinho. Não tinha carne moída em casa, mas tinha Proteína de Soja. Gostei do resultado!





abóbora cozida no vapor e carne de soja já refogada


1 xícara de chá de proteína de soja texturizada
1 cebola picadinha
1 tomate picadinho
1 colher de sobremesa de gengibre ralado
1/2 xícara de chá de azeitonas picadinhas
orégano a gosto
tempero Grill a gosto
100 g de mussarela (ou outro queijo de sua preferência)
800 g de abóbora cozida e espremida
1 xícara de chá de leite
1 colher de sopa de margarina
tempero Fondor a gosto
outros temperos a gosto

indo ao forno para gratinar

Cozinhe a abóbora no vapor. Amasse ou esprema-a. Faça um purê com a abóbora o leite, a manteiga, o Fondor e temperos de sua preferência!

Hidrate a proteína de soja:  Para cada 1 xícara (chá) de proteína vegetal seca, use 2 xícaras de (chá) para a hidratação.
Numa tigela, cubra a proteína vegetal com água quente e acrescente suco de pelo menos meio limão. Aumente a quantidade de limão se usar mais soja. O caldo do limão ajuda a tirar o odor meio forte que fica na proteína vegetal.
Depois de 15 minutos de hidratação, despeje a proteína numa peneira e enxague até que saia toda a água escura. E até que a água saia mais clara, é preciso pressionar a soja sob a torneira, pois a água vai reidratá-la e ajudar a liberar totalmente essa cor escura.
 Aperte bem pequenas porções da proteína hidratada e retire todo o excesso de água porque isso permitirá que os temperos sejam absorvidos.

Refogue a cebola, o tomate até murchar. Acrescente a proteína bem espremida. Tempere com orégano, Grill e o gengibre. Acrescente a azeitona picadinha.

Montagem: Espalhe metade do purê de abóbora num refratário. Espalhe o refogado da proteína de soja. Cubra com a mussarela. Espalhe a outra metade do purê. Finalize com queijo ralado. Leve ao forno para aquecer e gratinar.


Pronto para comer! Ficou uma delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário